domingo, 12 de junho de 2011

O PAGADOR DE PROMESSAS



A atividade postada abaixo tem como referência a leitura do livro O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, como também do filme Homônimo a obra do autor citado.

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AO QUE SE PEDE.

Entra da direita o Guarda, com um jornal na mão. Guarda — Vejam! Primeira página com retrato e tudo!
(Mostra o jornal a Rosa, que corre ansiosamente)
(...)
Zé — Afinal, que é que diz aí?
Guarda — (Como se só agora lhe ocorresse ler a reportagem) Ah, sim... (lê) “O novo Messias prega a revolução”.
Zé — (Estranha) Revolução?... (Espicha o pescoço e lê por cima do ombro do Guarda). Guarda — É, revolução. Está aqui. (Continua) “Sete léguas carregando uma cruz pela reforma agrária e contra a exploração do homem pelo homem.” (Entreolham-se sem entender).
Zé — Eu bem achei que aquele camarada não era certo
da bola...
Guarda — (Continuando a ler) “Para o vigário da paróquia de Santa Bárbara, é Satanás disfarçado. Quem será afinal Zé-do-Burro? Um místico ou um agitador? O povo o olha com admiração e respeito, pelos caminhos por onde passa com sua cruz, mas o vigário expulsa-o do templo. No entanto, Zé-do-Burro está disposto a lutar até o fim!” Acho que o moço não entendeu bem o seu caso. (Olha-o com certa
desconfiança) Ou então fui eu que não entendi.

Dias Gomes. O pagador de promessas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005, p. 64.

QUESTÃO ÚNICA!

Considerando os diversos pontos de vista apresentados no trecho acerca do personagem principal da peça O Pagador de Promessas — Zé-do-Burro —, responda e justifique, de forma coerente e bem articulada, a seguinte questão: “Quem é, afinal, Zé-do-Burro?” (3,0)

DATA LIMITE PARA POSTAGEM!

15/06/2011