domingo, 12 de junho de 2011

O PAGADOR DE PROMESSAS



A atividade postada abaixo tem como referência a leitura do livro O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, como também do filme Homônimo a obra do autor citado.

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AO QUE SE PEDE.

Entra da direita o Guarda, com um jornal na mão. Guarda — Vejam! Primeira página com retrato e tudo!
(Mostra o jornal a Rosa, que corre ansiosamente)
(...)
Zé — Afinal, que é que diz aí?
Guarda — (Como se só agora lhe ocorresse ler a reportagem) Ah, sim... (lê) “O novo Messias prega a revolução”.
Zé — (Estranha) Revolução?... (Espicha o pescoço e lê por cima do ombro do Guarda). Guarda — É, revolução. Está aqui. (Continua) “Sete léguas carregando uma cruz pela reforma agrária e contra a exploração do homem pelo homem.” (Entreolham-se sem entender).
Zé — Eu bem achei que aquele camarada não era certo
da bola...
Guarda — (Continuando a ler) “Para o vigário da paróquia de Santa Bárbara, é Satanás disfarçado. Quem será afinal Zé-do-Burro? Um místico ou um agitador? O povo o olha com admiração e respeito, pelos caminhos por onde passa com sua cruz, mas o vigário expulsa-o do templo. No entanto, Zé-do-Burro está disposto a lutar até o fim!” Acho que o moço não entendeu bem o seu caso. (Olha-o com certa
desconfiança) Ou então fui eu que não entendi.

Dias Gomes. O pagador de promessas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005, p. 64.

QUESTÃO ÚNICA!

Considerando os diversos pontos de vista apresentados no trecho acerca do personagem principal da peça O Pagador de Promessas — Zé-do-Burro —, responda e justifique, de forma coerente e bem articulada, a seguinte questão: “Quem é, afinal, Zé-do-Burro?” (3,0)

DATA LIMITE PARA POSTAGEM!

15/06/2011

8 comentários:

  1. Zé do Burro era um homem trabalhador,que vivia em uma vida simples na roça.Ele fez uma promessa para salvar o seu Burro e essa promessa era carregar um cruz da roça que se encontrava até a Igreja de Santa Bárbara para representar o sofrimento de Jesus sendo visto torto pelos católicos da igreja que chegaram dizer que tal feito era coisa do diabo que ele estava querendo se maior que Jesus.
    Zé do Burro era apenas um homem humilde que tinha sua fé, sua crença só queria apenas realizar concretizar a sua promessa.

    ResponderExcluir
  2. O Zé do Burro é de uma família de posseiros, que luta contra latifundiários, ou seja, ele era da roça e um homem muito humilde, persistente, muito inteligente por não ter desistido de nada e conseguido seu feito, ele tinha muita fé e acreditava que tudo iria dar certo. O objetivo era cumprir sua promessa a lansã que seria carregar a cruz de madeira desde a sua roça, em Monte Santo, até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador. Quando chegou a Salvador na Igreja o padre não aceitou que ele entrasse com sua cruz dentro da Igreja porque o padre achou que aquilo era coisa do diabo, mas nem por isso Zé do Burro desistiu então ele esperou o momento certo, ficou conheçido e todos da cidade ficaram junto com ele e concordaram sobre tudo que ele estava fazendo e por fim Zé do Burro consegue adentrar na Igreja e cumprir sua promessa.

    ResponderExcluir
  3. Zé do Burro é um homem de origem humilde , vive lutando contra os latifundiários rurais é ingênuo e muito religioso.
    É dono de um burro chamado Nicolau , pórem não se trata apenas de um burro qualquer entre eles existem laços de amizade e compaherismo.
    Certa vez Nicolau sofre um acidente e fica muito mal , quase morre, então Zé decide fazer uma promessa a Santa Bárbara para que ela cure seu companheiro.O pagamento dessa promessa seria carregar uma cruz pesada do interior baiano até Salvador na igreja de Santa Bárbara onde a promessa deveria ser paga.
    Zé infrentou diversas dificuldes e impedimentos principalmente por parte do padre já que a promessa havia sido feita em ritos de candomblé a Iansã.Na época não havia essa liberdade do sincretismo religioso, candomblé era considerada coisa do Diabo por isso o padre acusa Zé do Burro de heresia e impede sua entrada na igeja.

    Matheus Odilon 1002

    ResponderExcluir
  4. Zé do burro era um homem da roça, um homem bastante humilde e simples, que era bastante religioso e batalhador, ele tinha um burro no qual gostava muito e que era seu amigo, ao ocorrer um acidente com o burro, Zé desesperado, faz uma promessa para que o seu burro sobrevia. A tal promessa era carregar um cruz de madeira bastante pesada, de onde ele estava em Monte Santo , ´té a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Logo quando chegou, o padre não o deixou entrar, achando que o que fizera era coisa do diabo,zé do burro ficou conhecido pelo tal ato, e com isso muitas pessoas se comoveram com a sua situação e protestaram, logo assim, Zé consegue pagar a sua tao esperada promessa.

    ResponderExcluir
  5. Zé do Burro é um lavrador de família de posseiros que luta contra os latifundiários rurais,porém ele não tinha muita intimidade com esses conflitos. Mas tudo que ele vivia era ao lado de seu fiel amigo Nicolau.
    Zé sempre estava ao lado do seu burro, até que um dia seu fiel companheiro ficou a beira da morte , então ele apelou para os santos fez uma promessa para Santa Bárbara porém no Sertão ela também é chamada de Iemanjá.Então ele peregrinou até a Bahia com uma cruz de madeira para agradecer o milagre e ele também teve que dividir suas terras com os lavradores mais pobres que ele.
    Então ele foi cumprir a promessa e foi em romaria até a igreja onde seria o cumprimento de sua fé, mas quando chegou foi barrado na porta pois Iemanjá aqui na Bahia é do candomblé.
    Mesmo ele sendo barrado na porta da igreja não desistiu de terminar a promessa, tempo depois foi chamado repórter,jornalista,tv...
    Depois disso tudo ele foi morto e colocaram ele em cima da cruz e arrombaram a porta da igreja e deixaram Zé e a cruz no altar.
    E no fim de tudo sua promessa foi cumprida.

    ResponderExcluir
  6. Zé do Burro é um homem simples do interior da Bahia,que faz uma promessa a Santa Bárbara por ter curado o seu burro, Nicolau o qual havia sido ferido por uma árvore. Após várias tentativas para salvar seu burro Zé recorre ao candomblé onde tinha a imagem de Iansan e ali ele faz sua promessa que consiste em carregar uma cruz de madeira da sua roça até a igreja de Santa Bárbara.Zé do Burro possui uma grande fé,apesar de todos tentarem convence-lo a desistir, inclusive sua mulher, Rosa,cumpriu sua promessa.Inocente,persistente, gestos lentos e preguiçosos, apesar de atingir seu objetivo teve um fim trágico

    ResponderExcluir
  7. Zé do Burro é um homem simples do interior que faz uma promessa pela cura do seu burro a Santa Bárbara que consiste em carregar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara.mas quando chega e barrado na porta pois faz sua promessa para Iansan no candomblé.o padre não o deixou entrar, achando que o que fizera era coisa do diabo.
    Zé do Burro era apenas um homem humilde que tinha sua fé

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos Alunos e Alunas,

    Obrigado pelo primeiro semestre ser tão prazeroso. Gostaria de tê-lo aproveitado mais com vocês. Infelizmente não consegui atingir metade da turma com essas atividades no Blog, pensei que pudesse, haja vista elas serem ferramentas da contemporaneidade. Somente um desabafo.

    Contudo,vocês que participaram estão de parabéns, fizeram o que é de direito. Postaram os textos tentando contextualizar e fazer crítica ao mesmo tempo.

    Em relação aos aspectos linguísticos(ortografia, concordância,regência, pontuação, coesão, coerência, entre outros),alguns textos devem ser revistos,pois apresentam inadequações.

    Feliz Festas Juninas,

    Abraços,

    ResponderExcluir