quarta-feira, 2 de março de 2011

DISCUSSÃO SOBRE O FILME: CARAMURU, A INVENÇÃO DO BRASIL




Erro de português

Oswald de Andrade

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português



ATIVIDADE

Em relação ao Filme: Caramuru - A Invenção do Brasil, estabeleça relações com o poema de Oswald de Andrade, acima apresentado e, em seguida, produza um texto com, no mínimo, 10(dez) linhas expondo seu ponto de vista a partir das semelhanças apresentadas nas duas obras.

Deixo claro que nenhum aluno poderá copiar a resposta do outro, muito menos buscar respostas na internet. A atividade é pessoal e intransferível.



PRAZO DE POSTAGEM!

Dia 29/03/2011.

PONTUAÇÃO.

3,0 (três) pontos.

12 comentários:

  1. Muito maneiro o filme professor, gostei bastante. pode deixar que to indo fazer o trabalho se não fico sem ponto. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Caramuru
    Quando o português chegou ao Brasil se encontrou com a beleza da nova terra, mas principalmente com a beleza da linda índia Paraguaçu.
    Debaixo de uma bruta chuva, quando encurralado, por um golpe do destino, o Caramuru quem diria passa de caça á caçador, pelo disparo de sua arma tornou-se admirado pelo cacique e por toda tribo levando como prêmio a linda Paraguaçu, que passa a vestir-se como rainha e faz aquela que se vestia como tal, se despir diante dela.

    Kézia Chagas

    ResponderExcluir
  3. No filme mostra que os indios eram espertos e enteligentes, nao como muitas gentes pensam que eles eram inocentes e burros,ate os portugueses pensavam dessa forma.
    A relação do poema com o filme é quando os portugueses chegaram, pensaram que ia mandar em tudo, que pena os indios era mais espertos que eles.

    ResponderExcluir
  4. Caramuru
    É um filme que conta como nossa terra foi descoberta,desde a colonização dos portugueses até outras que apareceram.Quando o português conhece a terra maravilhosa e seus encantos se apaixona pelas índias e se apaixona por Paraguaçu uma linda índia filha do cacique.Que se apaixonou por ele pela sua bravura e por conquistar seu pai,logo depois leva ela para Portugal e se casa com ela.Daí em diante ela vira uma rainha ao lado de seu amado.

    WYNNE TRINDADE

    ResponderExcluir
  5. Quando caramuru chegou nas terras brasileiras se deparou com uma beleza desconhecida por ele,Paraguaçu era a dona dessa beleza grandiosa, com o passar do tempo viveram um triangulo amoroso(Caramuru, Paraguaçu e Moema), divertido e estranho para caramuru. Viveu novas experiência, conheceu novos costumes, e no final de tudo isso teve que tomar uma difícil decisão antes de voltar pra casa, em escolher entre Moema e Paraguaçu duas belíssimas índias que compartilharam com ele várias experiências incríveis.Mas no final de tudo isso quem acaba ficando com ele é a belíssima Paraguaçu, casa-se com ele voltando a sua terra continuando lá com Caramuru em uma vida simples e bem agitada.

    ResponderExcluir
  6. E a conhecer um lugar tão encantado, e de diferentes belezas e encantos decidiu explorar o que acho de melhor que foi a índia Paraguaçu por quem se apaixonou perdida mente, pórem,ele também tem um caso com a irmã de sua amada Moema,que na tribo isso se chamava hospitalidade tupinambá .Que o homem da tribo poderia ter mais de uma mulher,ela no ínicio acha estranho mais depois se acostuma com a ideia.

    ResponderExcluir
  7. Assim como no filme, o poema nos dá uma noção de como o Brasil foi colonizado por Portugal, podemos ver no filme como Caramuru chegou ao Brasil e se deparou com aquela beleza de terra e foi logo se instalando e os índios aceitando a presença deles, por isso quando o poema diz que "Vestiu o índio", ele queria dizer que de certa forma ele enganou o índio.
    Então a partir do filme tambem podemos observar como o português Caramuru se comportava e como ele acabou trazendo isso para nós, por exemplo a fala, em uma das conversas dele com a índia Paraguaçu ele mostra a ela que manga por exemplo, pode ser um fruta como também parte de uma roupa, e várias outras coisas como as roupas, o modo de agir, então o Brasil sofreu um forte influência com a colonização das terras e com isso herdamos principalmente a língua dos portuguêses, as roupas, os modos.
    E o poema discute isso, se os índios tivessem despido o português talvez hoje, não falariamos o português, não vestiriamos roupas, entre outros, isso ocorreu justamente pela inflência do Português (Caramuru).

    Fernanda Amorim

    ResponderExcluir
  8. O filme caramuru conta a história de um pintor injustiçado que foi parar nas ilhas do brasil onde conheceu paraguaçu e sua irmã, ao qual passam a ter um relaciomanto amoroso, até chegar os portugueses, achando os indios bobos e dispprovidos de sabedoria, tenmtam levar todo o ouro que na verdade tudo não passava de um simples truque dos indios que ficaram com os presentes dos portugueses, final das contas os indios despíram os portugueses enquanto eles vestiam os indios.
    Taty Carvalho.

    ResponderExcluir
  9. O filme abordado na história,fala sobre um português Caramuru e pintor, que por ter pego um mapa sem autorização foge para fora do seu pais e por acaso ele vai para em uma terra nova,o BRASIL que ainda não era o Brasil,e ele acaba encontrando duas indias e ficar por la até Vasco da Gama pega-lo e o levar para Portugual acompanhado com um dessas duas indias e eles se casam e o filme termina contando a historia deles dois.

    ResponderExcluir
  10. O poema relata muito bem o filme que foi quando um talentoso pintor português, que é contratado para ser o cartógrafo do Rei, para ilustrar os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral, mas o pintor Diogo se envolve com uma francesa. Ela sedutora rouba o mapa de Diogo, que é punido e deportado para as costas brasileiras, que lá conhece a bela índia Paraguaçu e sua irmã Moema. O português veio deportado em um barco debaixo de chuva que avistou a terra que era o Brasil, as duas irmãs Paraguaçu e Moema que foram de muito agrado ao português, até que ele decidiu ficar só com uma, mas não sabia com qual ficava. Até que um dia chegaram outros portugueses, as índias tinham que recepcioná-los, a recepção era conceder a mulher do Diogo para os visitantes que era a tradição das índias, então ele não aceitou isso. Em um belo dia Diogo acordou bem cedo e fugiu da aldeia para voltar para Portugal e as duas irmãs acordaram e viram-no fugindo, foi quando as duas pularam na água e nadaram até o barco de Diogo. Paraguaçu foi à única irmã que conseguiu chegar até Diogo eu o fez levá-la com ele, mas Moema não conseguiu e então voltou a sua aldeia. Chegando a Portugal com toda sua riqueza Paraguaçu ficou encantada por tudo aquilo e então Diogo como amava muito ela começou a ensinar os costumes da riqueza para a índia. Quando Diogo e Paraguaçu voltam para o Brasil sua irmã a de esperar os dois, que quando chega sua irmã Moema fica encantada com o seu vestido, e uma das coisas mais interessante foi que Paraguaçu ensina Moema a beijar, que tinha aprendido com Diogo.

    ResponderExcluir
  11. O filme tem como ponto central a história de Diogo Álvares, artista português, pintor, responsável por uma das lendas, a do Caramuru.O romance do filme é a história do triângulo amoroso entre Diogo, Paraguaçu e sua irmã Moema.
    Os três viviam em perfeita harmonia,ate que chegaram os europeus e levou diogo e paraguaçu para a europa.Voltaram e colonizaram o Brasil vivendo um lindo romance na ilha com o modo de vida dos europeus.
    Entao o poema de Oswald, no meu ponto de vista fala que quando os colonizadores chegaram de barco na ilha ele veio
    trazendo o portugues debaixo de chuva e avistaram o Brasil, os indios com sua cultura e sua linguagem despiu o portugues, ou seja,os indios começaram a '' modificar '' o portugues de acordo com sua maneira.

    ISABELA SAMPAIO 1001

    ResponderExcluir
  12. O poema diz que o português ao vestir o Índio, deu-lhe uma nova "pele" uma nova "roupagem".
    Colonizou-o, transformou-o.
    Nesse filme Caramuru, o Autor tenta nos passar o descobrimento do Brasil em outra visão. Nos mostra as riquesas que aqui havia, as tão belas indías, a religião , e a forma de falar , a variação linguística que houve, tanto do indígena que lá havia, quanto dos europeus que ali chegaram.

    ResponderExcluir